! página em constante atualização !
projeto versão brasileira!
“Brésil: un marionnettiste brésilien expose ses contradictions à un public français” estreou em dezembro de 2018 numa coprodução com Festival Metacorpus, na cidade francesa de Reims. O trabalho foi praticamente todo montado em Belo Horizonte, mas foi finalizado em uma residência artística por lá. O argumento central era o de desmistificar o olhar estrangeiro sobre o Brasil e mostrar como a nossa realidade é muito mais heterogênea do que eles podem supor.
Retornando ao Brasil, o Pigmalião partiu para novas discussões sobre o que é ser brasileiro, sobre o Brasil diferente que cada um experimenta e sobre as prerrogativas do grupo no espaço que ele ocupa na sociedade. O que é o Brasil? Essa era a questão proposta e que se mostrou irrespondível. E então se iniciou uma adaptação do espetáculo para o público brasileiro, trazendo à tona a atual conjuntura sócio-política do país.
O resultado vem com o projeto Versão Brasileira, adaptado para a versão digital devido a pandemia do Coronavírus. Para além da exibição de estreia do espetáculo Brasil: Versão Brasileira, traz também uma Live com os dramaturgos sobre o processo e uma semana intensiva de oficinas que coletará material a ser usado na peça.
Vem com a gente e participe!
> exibição do espetáculo Brasil + Live
*EQUIPE DO ESPETÁCULO*
Direção: Eduardo Felix
Dramaturgia: Mariana Viana e Eduardo Felix
Elenco: Aurora Majnoni, Cora Rufino, Igor Godinho, Liz Schrickte, Mariana Teixeira,
Marina Abelha, Mauro de Carvalho, Marina Arthuzzi e Eduardo Felix.
Construção: Aurora Majnoni, Mauro de Carvalho, Mariana Teixeira, Igor Godinho,
Cora Rufino, Liz Schrickte, Marina Abelha, Marina Arthuzzi, Sandra Bianchi, Camila Polatscheck e Clarice Rena.
Escultura de cabeça: Aurora Majnoni
Direção de manipulação: Igor Godinho
Trilha sonora: Eduardo Felix e Marina Viana
Iluminação: Marina Arthuzzi
Produção: Marina Abelha
Assessoria de Imprensa e Redes Sociais: UMA assessoria - Bruna Sobreira
Audiovisual: Café Pingado Filmes
Direção de filmagem e edição: Eduardo Felix
Direção de fotografia e assistência de direção de filmagem: Daniel Ferreira
BRASIL
Exibição virtual do espetáculo
Direção: Eduardo Felix
4 a 7/março às 20h
no Youtube do Pigmalião
Sinopse: Em 2018 estreamos "Brésil: un marionnettiste brésilien expose ses contradictions à un public français” na cidade francesa de Reims. Durante a montagem do espetáculo passamos boa parte do processo nos perguntando: “Por que falar do Brasil para os Franceses, se precisamos conversar sobre o Brasil com os brasileiros?”, esta versão é a primeira tentativa de, mesmo que à distância dados os tempos pandêmicos, dessa conversa entre nós sobre O que é o Brasil? Mesmo sendo esta questão, talvez, irrespondível. Não sabemos medir sozinhos o tamanho da ferida. Não cura, não cicatriza e dá pus. Eu marionete, eu manipulador. Eu não sei medir ao certo o tamanho da ferida. Não cura, não cicatriza e dá pus. Eu marionete, eu manipulador. Eu por trás do boneco.
LIVE - QUAL BRASILEIRO?
Com Eduardo Felix e Marina Viana
Dia 04/março - após estreia do espetáculo
Local: Instagram do @pigmaliao
O diretor e dramaturgo, Eduardo Felix e a dramaturga, Marina Vianna falaram sobre as etapas de criação do espetáculo, desde a ideia até a sua apresentação na França, expondo as referências que guiaram a montagem e compartilhando os métodos trabalhados a fim de proporcionar aos participantes uma panorâmica de um processo criativo com bonecos feito de forma coletiva.